06/23/2026 | Press release | Distributed by Public on 06/23/2026 12:04
O encontro reuniu especialistas e lideranças do setor, como o senador Laércio Oliveira, relator da Lei; Pietro Mendes, diretor da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), entre outros nomes relevantes, para discutir os avanços alcançados desde a promulgação da Nova Lei do Gás e os desafios para a construção de um mercado cada vez mais integrado e competitivo.
Sancionada em 2021, a Nova Lei do Gás (Lei nº 14.134/2021) estabeleceu um novo marco regulatório, criando condições para ampliar a concorrência, incentivar investimentos em infraestrutura e aumentar a eficiência do mercado de gás natural no Brasil. Cinco anos após sua implementação, o tema segue no centro das discussões sobre o futuro energético do país.
O presidente Jorge Hijjar participou do painel sobre transporte e distribuição do gás ao lado de Adriano Zerbini, vice-presidente da Compass; Marcelo Mendonça, presidente da ABEGÁS; e Marcelo Rodrigues, presidente da GNLink. A mediação foi conduzida por Márcio Couto, superintendente de Pesquisa de Óleo e Gás da FGV Energia.
"A Lei do Gás criou as bases para um mercado mais aberto, competitivo e dinâmico. Cinco anos depois, vemos resultados concretos e novas oportunidades para ampliar a oferta e desenvolver a infraestrutura do setor. Agora, precisamos criar condições para que novos projetos sejam economicamente viáveis e atendam às necessidades do país", citou o presidente durante o painel.
Hijjar também ressaltou o potencial de integração energética com a Argentina, considerando o crescimento da produção de gás no país.
"A produção crescente de gás na Argentina representa uma oportunidade importante para o Brasil. O desafio está em construir soluções que permitam trazer esse gás para o mercado brasileiro de forma competitiva."
A participação da TBG demonstra a relevância da Companhia como agente estratégico para o desenvolvimento do mercado brasileiro de gás natural, contribuindo para o fortalecimento da infraestrutura de transporte e para a integração dos diferentes elos da cadeia do gás no país.