06/23/2026 | Press release | Distributed by Public on 06/23/2026 12:16
Ação mobiliza servidores e comunidade para garantir o abastecimento dos estoques de sangue antes do período de férias escolares
O Hospital Ophir Loyola (HOL), em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), realizou, entre esta segunda (22) e terça-feira (23), uma campanha de doação de sangue no auditório da instituição, em Belém. A iniciativa integrou as ações do Junho Vermelho, movimento nacional de incentivo à doação voluntária de sangue, e reuniu servidores, voluntários, familiares de pacientes e membros da comunidade em um gesto coletivo de solidariedade.
A mobilização teve como objetivo contribuir para o abastecimento dos estoques de sangue, fundamentais para atender pacientes em tratamento no HOL e em outras unidades das redes pública e privada de saúde. A campanha também reforçou o apelo para que a população mantenha as doações de forma regular, especialmente neste período do ano, quando as férias escolares costumam reduzir o número de doadores.
Primeira doação, um gesto para salvar vidas
O estudante de Psicologia Bernardo Kós fez sua primeira doação de sangue durante a campanha no Hospital Ophir LoyolaEntre os voluntários estava o acadêmico de Psicologia, Bernardo Kós, de 20 anos, que realizou sua primeira doação de sangue incentivado pela família. Apesar do receio inicial, ele destacou o acolhimento recebido pela equipe durante todo o processo.
"A princípio eu estava receoso. Não sou muito fã de agulha, mas quando vim para cá a equipe toda me recebeu muito bem. Todos conversaram comigo, explicaram os procedimentos e esclareceram qualquer dúvida. Na hora da coleta, ainda fizeram brincadeiras para me descontrair. Eu estava muito nervoso, mas isso me deixou mais calmo. Foi uma experiência muito boa, que pretendo repetir, porque é muito importante fazer essas doações", contou.
Para o estudante, a experiência também trouxe uma nova percepção sobre a necessidade constante de doações. "Às vezes, a gente acha que os hospitais têm um estoque de sangue muito grande, mas isso não é verdade. Sempre precisam de doação. Eu me sinto muito honrado de fazer parte dessa campanha e de saber que vou ajudar uma pessoa que precisa. Isso me deixa muito feliz", frisou.
Solidariedade que atravessa gerações
Mãe e filho, Renata Kós e Bernardo Kós, se unem em gesto de solidariedade durante a campanha de doação de sangue promovida pelo Hospital Ophir LoyolaA mãe de Bernardo, a psicóloga Renata Kós, servidora do HOL e integrante da equipe de captação de órgãos do hospital, conta que a cultura da doação faz parte da história da família.
"Eu tenho essa percepção desde nova, porque a minha mãe teve uma doença autoimune e precisava de doação de sangue. Então, criamos esse hábito em família de doar, e fiz questão de que ele também aprendesse esse valor", lembrou.
Renata destaca que, tanto na doação de sangue quanto na doação de órgãos, a solidariedade representa esperança para quem aguarda tratamento. "Traz vida, traz bem-estar para quem está doando e, muitas vezes, até para a família que autoriza a doação de órgãos de um ente querido. É impressionante como elas relatam que isso traz consolo, ao saber que, mesmo em um momento de dor, estão ajudando outras pessoas e permitindo que uma parte do seu familiar continue vivendo", enfatizou.
Ela também reforça o chamado para que mais pessoas adotem esse gesto de solidariedade. "É importante a sociedade abrir os olhos para isso. Não custa. O sangue do doador se repõe em pouco tempo. Amanhã pode ser que eu esteja precisando, e com certeza vou querer que alguém faça isso por mim", completou.
Torcida entra em campo pela doação de sangue
A campanha também contou com a participação da atleta Glazielle Perotes, de 37 anos, técnica da equipe feminina do Paysandu. Além de doadora, ela mobiliza atletas, familiares e torcedores para fortalecer a iniciativa todos os anos.
Atleta Glazielle Perotes reforça a solidariedade com mais uma doação de sangue e incentiva doadores a participar da campanha"Todo ano o Paysandu faz campanha de doação de sangue. A gente participa e incentiva a família e a torcida a fazerem o mesmo. É muito importante não só para mim, mas para as famílias de tantas pessoas que, infelizmente, estão precisando. Estamos aqui fazendo a nossa parte e ajudando o próximo", afirmou.
Doações regulares garantem a assistência aos pacientes
Referência em atendimentos de alta complexidade nas áreas de oncologia, nefrologia, neurologia e transplantes, o Ophir Loyola mantém uma demanda permanente por hemocomponentes. Segundo o coordenador da Agência Transfusional do HOL, Rodrigo Barros, a doação frequente é indispensável para garantir a continuidade dos tratamentos.
"A doação regular é como uma engrenagem que mantém todo o sistema hemoterápico funcionando, porque nada substitui o sangue. A necessidade por hemocomponentes é contínua e não cessa", explicou.
Campanha do Junho Vermelho mobiliza servidores, voluntários e comunidade no auditório do HOL, em BelémBarros ressalta que períodos próximos às férias costumam registrar queda no número de doadores, tornando campanhas como essa ainda mais importantes. "A constância na doação de sangue, especialmente às vésperas de períodos como este, é fundamental para garantir a continuidade do tratamento dos nossos pacientes, salvando vidas sem interrupções", concluiu.
A campanha realizada em parceria com o Hemopa teve como meta alcançar 200 doações, contribuindo para manter os estoques abastecidos e assegurar a assistência aos pacientes que dependem diariamente de transfusões.