06/24/2026 | Press release | Distributed by Public on 06/24/2026 04:38
A rede de acolhimento da Operação Inverno registrou, na noite de terça-feira, 23, para quarta-feira, 24, 450 pessoas acolhidas nos abrigos e albergues mantidos pela Prefeitura de Porto Alegre, número acima da média diária de 370 pessoas e a maior ocupação desde 15 de maio. O aumento da procura ocorre em meio à onda de frio que atinge a Capital e mobiliza ações emergenciais de proteção à população em situação de rua.
O abrigo emergencial montado no ginásio do Parque Ararigboia acolheu 11 pessoas nesta madrugada. O local irá funcionar até a sexta-feira, 26, com 100 vagas extras durante os dias de temperaturas mais baixas. Os demais espaços da rede praticamente lotaram.
"Estamos trabalhando de forma integrada para oferecer atendimento, segurança e dignidade às pessoas em situação de rua. A ampliação das vagas e o reforço das abordagens sociais são medidas fundamentais para preservar vidas nos dias mais frios do ano", ressalta o secretário de Assistência Social, Matheus Xavier.
Ronda noturna - As equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social intensificaram as abordagens sociais e a ronda noturna, em um trabalho de convencimento para levar pessoas em situação de rua para os locais de pernoite, que oferecem abrigo, alimentação e banho.
A Operação Inverno 2026 conta com investimento de R$ 1,8 milhão para ampliação da rede de acolhimento e aquisição de cobertores, fortalecendo a proteção social durante o período mais frio do ano. Além das vagas permanentes, a estratégia prevê a abertura de estruturas emergenciais sempre que as condições climáticas exigirem reforço no atendimento.
A população também pode colaborar informando sobre pessoas em situação de vulnerabilidade por meio do telefone 156, opção 7, que aciona as equipes de abordagem social.
Cristiano Vieira